quinta-feira, 21 de junho de 2007

380 jogos para para o PS3 até o fim do ano fiscal (200 em Blu-Ray e 180 para download)

Segundo a Reuters, a Sony expera aumentar o número de games lançados para o PlayStation 3 neste ano fiscal, em uma estratégia que deve ajudar a esquentar as vendas do console. A situação não é das melhores, com o Wii da Nintendo vendendo bem mais que o console da Sony nos dois principais mercados, Japão e Estados Unidos.

E a falta de games atrativos tem sido citada frequentemente como a principal razão para o fraco desempenho, além do preço ser bem mais alto do que o concorrente.

Segundo o jornal Nikkey, o presidente da Sony Computer Entertainment (SCE), Kaz Hirai, disse que 200 jogos em Blu-ray e 180 jogos para download serão lançados para o PS3 no atual ano fiscal, que termina em 31 de março de 2008.

Atualmente, há 60 jogos em Blu-ray e 50 jogos para download disponíveis para o console ao redor do mundo, ainda de acordo com o jornal.

De acordo com a Reuters, Hirai disse para o jornal japonês que a Sony vai trabalhar com as publishers no marketing, incluindo evendos em lojas, para ajudar a aumentar tambémo a venda de jogos.

Fonte (em inglês)

manuvlad: acho que o console tem três problemas: a) preço alto; b) falta de jogos AAA; e c) posicionamento.

O primeiro pode ser resolvido cortando na carne e baixando os preços o quanto antes. Acho que a versão 20G deveria ser relançada nos EUA e lançada na Europa. Assim, com um corte de 100 dólares, já daria para comprar o console por 399 dólares e 399 euros respectivamente.

O segundo problema é questão de tempo. Jogos aguardados vão começar a ser lançados mais freqüentemente no segundo semestre. E arrasa-quarteirões como MGS e FF são esperados para o ano que vem. Além disso, a Sony vem se esforçando bastante para gerar conteúdo para seu console. E é hoje a terceira maior Publisher do mercado, atrás apenas da EA e da Ubisoft.

E quanto ao posicionamento, a Sony precisa rever sua tática. As campanhas excessivamente cool foram muito importantes para a marca PlayStation. Mas a situação hoje é outra. Ao contrário do passado, hoje a Sony tem um concorrente que apresenta um produto bem similar. E outro que apresenta um totalmente diferente. E ambos são bem mais baratos. A Sony precisa “educar” os consumidores para que eles enxerguem os diferenciais do PS3. Apesar de adorar as campanhas da marca, não serão com filmes non-sense que ela vai convencer ninguém de que um console com Blu-Ray é um diferencial, por exemplo.

Por isso, a empresa precisa investir mais em comunicação. E fazer isso de forma mais didática. Quem pegou a bandeira do cool para si foi o Wii. Então resta à Sony vender o PS3 como um objeto de desejo, algo tecnologicamente à frente da concorrência, ao mesmo tempo que continua sendo o que todos os produtos da família são, uma excelente plataforma de jogos. Ou seja, precisa contar para as pessoas o que o console é de verdade. E de forma simples e direta. Ainda que sem perder a criatividade e humor das campanhas.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.