quarta-feira, 20 de junho de 2007

Entrevista com o piloto de F1 Jenson Button (PlayStation.Blog)


Durante o final de semana do Grande Prêmio de Indianápolis, eu tive a chance de entrevistar o veterano com oito anos como piloto de F1 Jenson Button. Falamos sobre o esporte, pilotar para a Honda e, é claro, videogame.

Então Jenson, você corre em vários lugares do mundo. Nos diga o que é ser um piloto de F1?
É sensacional! Como você sabe, acabamos de chegar de Montreal. Corremos em vários lugares do mundo, como: Japão, China, América do Norte, Europa e Brasil. Temos a chance de conhecer vários países e culturas diferentes. Mas em virtude da viagem ser sempre cansativa e estarmos focados na corrida, fica realmente difícil conseguir aproveitar o país ou a cidade em que estamos.

Você tem uma pista favorita?
Sim, eu adoro Silverstone (grande prêmio britânico), é minha casa e eu adoro o traçado. É sempre bom correr perto dos fãs. Suzuka, no Japão e o Honda’s home race também são muito especiais. Por último Spa, na Bélgica.

Você está há oito anos na Fórmula 1. Ali do cockpit, como você tem visto o desenvolvimento do esporte?

A tecnologia certamente continua mudando; tentam nos deixar mais lentos cerca de 2 segundos (por volta) mudando os pneus, a aerodinâmica e fazendo os motores menos potentes. Não tem funcionado e apenas está nos mantendo tão rápidos quanto éramos. O tempo de cada volta tem se mantido mesmo com todas as novas restrições. A tecnologia é incrível. Tanto quanto a NASA e não estou exagerando. Tenho certas restrições em relação a tecnologias como o controle de tração. Mas consigo ver o benefícios que essas tecnologias proporcionam aos carros de rua.

Falando de carros de rua, você pilotou o novo Honda Civic Type R na pista recentemente. Como foi?

Eu fiz isso para municiar os engenheiros de informação para ajudar na melhoria da performance. Foi divertido. Espero que as informações tenho sido úteis. Carros de F1 são mais rápidos e necessitam de mais concentração. Nenhum carro de rua se compara. São carros muito mais lentos que um F1. De qualquer maneira foi divertido pilotar o Type R. Tenho respondido essa pergunta muitas vezes aos fãs.

O que tem na sua garagem? Quando está em casa você também usa os carros da Honda?
Sim. Eu tenho um S2000, que é perfeito para Mônaco, e também um Hybrid.

OK, é hora de trocar a marcha. Você está aqui para jogar Formule One Championship Edition no PS3. Você é um jogador de videogame?
Não mais. Principalmente porque eu não tenho mais tempo. Eu costumava jogar muito videogame. Mas nos últimos anos tem sido difícil conseguir tempo.

Quando sobra um tempo você prefere jogos de corrida?
Sim. Eu gosto dos aspectos ténicos do jogo. Coisas como a possibilidade de mudar a estratégia de corrida e otimização do carro são coisas muito legais para mim. O mais difícil é pilotar um carro de Fórmula 1 e então compará-lo a um videogame, principalmente por causa da força G, que não pode ser sentida através da televisão. O visual do game é espetacular.

Ok, últimas perguntas e hora de mudar a marcha novamente. O lugar preferido de Jenson Button para passar as férias?
Em casa (Monte Carlo). Ficar em casa é sempre a melhor escolha para mim porque viajo muito.

Comida favorita?
Gosto de comida japonesa. Sushi, tempura e coisas assim. Eu adoro!
Última pergunta, o que você se vê fazendo quando sua carreira terminar?

É uma boa pergunta e tenho me perguntado isso muitas vezes sem saber a resposta. Eu poderia experimentar algumas corridas como Le Mans, mas mais por diversão e não trabalho. Eu amo meu trabalho e sei que tenho muita sorte de poder fazê-lo.


Texto original (em inglês)

Nenhum comentário: