quarta-feira, 27 de junho de 2007

Eight Days: muita expectativa e poucas informações

Há algum tempo estou querendo escrever um material especial para começar a esquentar os motores para a E3 deste ano. Finalmente consegui arranjar um pouco de tempo para dar início a essa empreitada. E para começar em grande estilo, um preview de um dos mais aguardados jogos para PlayStation 3: Eight Days.

Tudo começou com uma grande explosão

A primeira aparição de Eight Days, ainda que na época não sabíamos que era esse o nome do jogo, foi em um dos demos técnicos da polêmica apresentação da Sony na E3 de 2005. Phil Harrison, como forma de ilustrar sua apresentação sobre a capacidade do Cell (processador do PS3) em termos de cálculos de física, mostra um vídeo em tempo real de uma seqüência de explosão de um posto de gasolina no meio do deserto. O presidente da SCE Worldwide Studios na époda se limitou a dizer que era um demo baseado em um jogo ainda sem nome, que estava sendo desenvolvido pelo estúdio da Sony sediado em Liverpool. Mas foi suficiente para atrair a atenção da mídia com efeitos de partículas, fumaça volumétrica e iluminação de alto nível. Estava aberta a temporada de caça a informações.

Tiros alvejam um carro no deserto

Apesar da curiosidade que o demo gerou, demorou muito tempo ainda para que tivéssemos alguma informação sobre o jogo. Foi apenas na Game Developer Conference de 2006 que foi possível ter acesso a mais uma demonstração. Mas nessa altura ainda não passava de um protóptipo de um jogo sem nome. Apesar disso, a relação com o demo que mostrava a explosão do posto de gasolina era óbvia. Começando por ambos serem do estúdio de Liverbpool. Além, disso, assim como o primeiro, este também era ambientado no deserto e tinha uma paleta de cores muito próxima do mostrado na E3 2005. E foi novamente Phil Harrison que demostrou para a platéia, dessa vez formada por profissionais da indústria de games.


GDC Demo (o demo do carro está na segunda parte do vídeo)

A apresentação consistia em um carro perfeitamente modelado, parado em meio a um cenário de deserto e sol escaldante. Com o controle, Phil alvejava a lataria do carro, resultando em sua quase completa destruição. Isso para mostrar a performance do Cell em termos de física. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a perfeição do modelo do carro renderizado em tempo real, que se confundia facilmente com um carro de verdade.

Finalmente o jogo ganha corpo e nome

Meses depois, na E3 de 2006, um dos vários trailers mostrados se destaca. A seqüência cinematográfica mostrava uma perseguição de carro, que resultava em um tiroteio em frente a um posto de gasolina, que por sua vez terminava destruído depois que um caminhão de combustível capota e se choca contra suas bombas (ver abaixo).

E3 2006: primeiro trailer de Eight Days

Apesar de alguns trechos do trailer apresentar HUD, dando a impressão de ser in-game, a animação fluída, a modelagem perfeita, as texturas em alta resolução e a iluminação de alta qualidade davam a nítida impressão de tratar-se de um vídeo pré-renderizado. Ou seja, não era o game e sim um material preparado em computação gráfica, com o único propósito de ser um mock up do produto final.


Novamente a relação com os demos anteriores é clara. Além da explosão do posto de gasolina, os carros da perseguição e a forma como são alvejados pelas balas são idênticas ao demo do deserto. Além disso, Eight Days (apenas nesse trailer que foi revelado o nome do jogo) está a cargo dos estúdios da Sony em Liverpool.

Por essa cronologia de demos, é de se esperar um aparição jogável na E3 que se aproxima. Mas fica difícil saber, porque, assim como das outras vezes, não tivemos praticamente nada de informação oficial desde sua última aparição há um ano. Então vamos ao que sabemos/especulamos até agora.

O mundo foi criado em sete dias e pode ser destruído em oito.

O material que temos até agora deixa claro que Eight Days será um jogo de ação, com câmera em terceira pessoa, que mistura aspectos de jogos de tiro e perseguição em carros, que lembra um pouco Pursuit Force da Sony para o PSP. E pelo que vimos até agora, pouca coisa vai ficar em pé por onde os personagens do jogo passarem.

O trailer do ano passado mostra dois personagens que parecem ser uma dupla de policiais. Que dá margem para especularmos que o game possa ter alguma tipo de multiplayer cooperativo.


O nome sugere algo no estilo do seriado 24 horas, onde cada um dos oito dias seja um capítulo/fase do jogo. E aí entra o rumor mais quente até agora sobre esse misterioso título. Pouco tempo atrás uma série de informações supostamente “vazadas” de fontes oficiais deixava claro que Eight Days seria um game em episódios. Ou seja, para jogar, deveria ser baixado um dia por vez via PSN. O que o torna ainda mais parecido com 24 horas. Assim, de tempo em tempo a Sony disponibilizaria mais um dia. Eu considero essa possibilidade razoavelmente confiável. Primeiro porque a Sony tem se mostrado bem interessada nesse tipo de comercialização/distribuição de conteúdo. Há informações de um game chamado “Ninte-to-five” que seria nesses moldes. Além disso, é acima de tudo uma grande idéia, que pode dar uma boa longevidade à série, com temporadas de oito dias sendo lançadas a cada ano, como acontece na TV.

Em breve, cenas dos próximos capítulos

A escassez de informação a respeito de Eight Days deve acabar na E3 deste ano. Como disse acima, tem tudo para ser um demo jogável. Nos resta aguardar ansiosamente por mais material para podermos finalmente ter uma boa idéia do que se trata. Enquanto isso, espero que vocês tenham gostado desse “resumão”.

manuvlad

Nenhum comentário: